Catálogo

R$ 22,00

Silêncio vivido em Deus, O

A mística do deserto é o fio condutor para vivenciar a espiritualidade diante dos desafios da cidade no cotidiano.

Tendo como exemplo Santo Antão, será possível perceber que no vazio do deserto, na secura, na solidão é que acontecem as maiores experiências em Deus.

O ‘pai da vida eremita’, com seu despojamento do mundo, da riqueza, dos prazeres, nos ensina a buscar o essencial, desprovido de qualquer impedimento.

Maior que nossas limitações pessoais e nosso vazio de sentido de vida, o deserto é apresentado como tempo de espera da graça de Deus, que transforma a vida de cada um.


Sobre o autor:

LUIZ CARLOS TEIXEIRA LOPES, MS
Nasceu em Jussara (GO), ingressou na Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette no ano de 1997, em Salvador (BA). Cursou filosofia na PUC de Salvador, fez o noviciado em Cochabamba (Bolívia) e cursou teologia no ITESP (SP). Bacharelou em teologia pela PUC de Curitiba; em 2008 foi ordenado presbítero na sua cidade natal, por Dom Eugênio Rixen, Bispo de Goiás. Atualmente, é vigário paroquial do Santuário N. Sra. da Salette, na capital paulista, onde trabalha com as diversas pastorais, grupos e movimentos. Coordena trabalhos ligados, a saúde, juventude e família. Através da vida cristã e da vivência religiosa junto aos Missionários Saletinos, procura conhecer os primórdios da Vida Religiosa na busca de uma mística do profundo no deserto interior e exterior, para uma experiência de Deus como absoluto.

Ficha técnica:

SILÊNCIO VIVIDO EM DEUS, O
Descobrindo a vida eremita
Autor: Pe. Luiz Carlos Teixeira Lopes, MS
Copyright: Palavra & Prece Editora
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 104
ISBN: 978-85-7763-205-3
Cód. de barras: 9788577632053

Depoimentos sobre este livro:

  • Victor Afonso L. Rebouças
    24/12/2012 at 16:58

    Um livro profundo. Dinâmico. Forte e denso de significado teológico.
    A mística do deserto faz parte do cotidiano de nossas vidas.
    Esvaziar-se do que é supérfluo para ser pleno da graça e do amor de Deus. Eis o desafio.
    Li e recomendo!


  • 12/10/2013 at 16:33

    O SILÊNCIO VIVIDO EM DEUS: descobrindo a vida eremita
    O Pe. Luiz Carlos Teixeira Lopes, MS, que exerce seu ministério sacerdotal no Santuário Nossa Senhora da Salete, em Caldas Novas (GO), nos presenteia com este importante livro sobre a busca da espiritualidade na vida moderna.
    Para isso, utiliza-se da figura do deserto, que, com sua aridez e seu vazio, possibilita viver o silêncio em Deus, como fez Santo Antão, tido como o pai da vida eremita, cujas lutas contra a tentação do Maligno foram descritas por Santo Atanásio em sua obra Vida de Santo Antão.
    Santo Antão faz a experiência do abandono do mundo, tendo por objetivo se dispor à vontade de Deus. O deserto se apresenta com sua conotação teológica de lugar ermo e solitário, mas também palco da história da salvação, como nos relatam os textos sagrados do velho Testamento.
    O deserto liberta do acúmulo, do supérfluo e purifica a fé das tendências idólatras. Revela a firmeza do fiel. A renúncia, o jejum, a vigília, a castidade, a humildade são elementos com que se depara o asceta em sua busca constante do sagrado.
    Todas as atitudes tomadas por Santo Antão no deserto, em demanda de mais desembaraçada e íntima união com Deus, são descritas com pormenores pelo Pe. Luiz Carlos, tornando a leitura de seu livro prazerosa e profunda. O autor acredita que, no momento ou noutro,o Pai Celeste faz esse convite a todas as pessoas que o buscam; contudo, acrescenta, “muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mt. 22,14). Considera também que, dos ensinamentos de Santo Antão, o homem moderno pode tirar muito proveito para o seu crescimento espiritual.
    É chegada a hora, porém, de fazermos o caminho inverso, retornando a cidade, pois tanto na mística do deserto quanto na vida urbana, o princípio cristão é o primórdio da imitação de Jesus Cristo, estilo de vida. É necessário contemplar a cidade na perspectiva da religiosidade do deserto, buscando o seu bem e percebendo os seus valores, projetos, anseios por liberdade e vida para todos. O deserto é inevitável, precisamos passar por ele e fazer a experiência do vazio e da solidão. Na sua volta estamos mais preparados para assumir a fraternidade e o perdão. Embora a cidade tenha muitos desafios, nela pode se revelar o rosto de Deus compassivo com os mais sofridos.
    O livro o silêncio vivido em Deus é, enfim, um convite estimulante para nos entregarmos à transformadora graça do Criador. Não deixe de conhecê-lo!



Já leu este livro? Então deixe o seu depoimento.