Catálogo

R$ 27,00

São Pedro Fourier

Ainda desconhecido no Brasil, São Pedro Fourier foi grande, e pode ser comparado ao Cura d’Ars como pároco, a São João Bosco como fundador, a São Pedro de Alcântara como reformador e a Santo Afonso de Ligório como missionário.

São Pedro Fourier, cônego de Santo Agostinho, do Século XVI e quatro religiosas, sob a liderança da beata Alix Le Clerc, fundam as bases da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho. Sua missão é inovadora: numa época em que o direito à instrução era de exclusividade masculina, chamam para si a tarefa de educar e transmitir o saber para as meninas.

São Pedro Fourier é o Patrono dos educadores e da educação feminina. Há uma única paróquia dedicada a este santo francês na América Latina, que fica na Super Quadra Morumbi em São Paulo – SP.

Sobre o autor:

Élcio da Silva Barros
Sacerdote, filósofo, teólogo e design de interiores, com extensão em arquitetura religiosa e arte sacra. Filho do casal mineiro de Itaverava, Nelson e Lucimar, nasceu na capital paulista. Atualmente é pároco na Diocese de Campo Limpo, bairro onde nasceu.

Ficha técnica:

Ficha técnica
SÃO PEDRO FOURIER
Autor: Pe. Élcio Barros
Copyright: Palavra & Prece Editora
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 192
ISBN: 978-85-7763-178-0
Cód. de barras: 9788577631780

Depoimentos sobre este livro:

  • 17/07/2011 at 20:29

    Parabéns pela iniciativa, Pe., uma belíssima história que eu, com pouco mais de 20 anos de Comunidade, venho conhecer. Uma leitura gostosa, e rápida, pois quando começamos a ler não dá vontade de parar. Pe. Pedro Fourier teve uma história grandiosa, que todos os paroquianos têm a obrigação de conhecer, e ter orgulho de ser a única Paróquia dedicada a ele (América Latina). Às vezes outras pessoas perguntam de qual Paróquia pertencemos e quando falamos: “São Pedro Fourier”, as pessoas falam “Qual? Que Santo é esse?”
    Parabéns mais uma vez, Pe. Elcio, grande pai!!


  • 17/07/2011 at 20:30

    Santo visionário. É impressionante seu pensamento sobre conhecer x amar. Não se ama o que não se conhece. Sua vida nos inspira a estudar para poder ensinar a todos sobre a Boa-nova de Deus. E como o santo dizia, temos um bom Senhor e uma boa Senhora, vamos contar esta Boa-nova a todos!


  • 17/07/2011 at 20:30

    Padre Elcio:

    Incrível como este livro chega em hora oportuna. Estamos iniciando uma década que será marcada pela educação. A grande mudança em nosso Brasil, só poderá ocorrer se ela existir. E este foi o legado deste homem, Pedro Fourier que se tornou santo. A leitura deste livro inspira e motiva a seguirmos o chamado que o Senhor nos faz: “Sede santos!” A educação feminina é um assunto atualissimo!
    Quando minha filha me viu lendo o livro, pediu que lesse em voz alta o paragrafo que estava. Providencialmente era sobre a Senhorita Alix e seus sonhos quanto a educaçãao das meninas. Foi uma bela conversa com minha Maria Clara que se espantou que as mulheres não tivessem as mesmas oportunidades de ensino que os meninos. Do alto de seus 10 anos, Maria me perguntou: -Mamã, vc não acredita em direitos iguais entre homens e mulheres? -Bem minha filha, eu acredito em papéis diferentes e chamados distintos. Daí padre Elcio enveredamos por uma conversa muito interessante, que foi despertada e motivada através do que o senhor foi inspirado a escrever. Só isso já valeria ter escrito e publicado seu livro.Quando assistimos a posse da presidenta, que elegeu mulheres como seguranças e para correndo escoltar o carro presidencial tivemos mais uma vez oportunidade de falar em equidade e não simplesmente igualdade. Estas reflexões já valem a leitura! Como escritora recomendo. Acho que a arte imita a vida, pois os enredos reais são fonte de aprendizado. E nada mais fascinante do que o desenrolar de cada história, sobretudo quando há entrega e comunhão com o Senhor, Criador do céu e da terra. Parabéns pela iniciativa de contar esta história, e que mais meninas e mulheres, homens e meninos, saibam as muitas trajetórias percorridas até chegarmos aqui em 2011. É preciso que o papel ao qual nos foi destinado e confiado, seja realizado. Na certeza de que o Senhor é nossa luz e salvação
    Biba Arruda Marques


  • 17/07/2011 at 20:31

    Pe Élcio,

    Estou quase terminando a leitura do livro. Não imaginava o quão dedicado, humilde e fiel era São Pedro Fourier. Junto à Madre Alix, eles fizeram um trabalho lindíssimo em prol da educação. Fizeram tudo com muita fé e dificuldades sem tamanho. Isto nos faz perceber que muitas de nossas queixas cotidianas não têm o menor sentido. São Pedro e Madre Alix abriram mão de suas riquezas na terra para abraçar a riqueza do Céu. Aconselho a todos a leitura.



Já leu este livro? Então deixe o seu depoimento.