Catálogo

R$ 25,00

Nas pegadas de São Domingos de Gusmão

O Santo que viveu na Espanha da Idade Média, em meio aos movimentos que colocam em dúvida a fé cristã, é considerado um dos maiores pregadores na história da Igreja Católica.

Uma revelação mística na intimidade da oração a partir da interpretação de um sonho tido durante os meses da gestação de Domingos, levou ao coração de sua mãe a grande missão que ele teria: “se tornaria um grande pregador”.

No século XIII, a sociedade que se confessava cristã estava fortemente marcada pela busca de novas formas de viver e expressar a fé. As ordens monásticas e militares da época doavam-se generosamente pelo seu carisma, mas não bastava.

Neste esforço, surgiram vários grupos populares, levantando a bandeira da reforma e da renovação religiosa, como os chamados cátaros, albigenses e valdenses.

Estes distinguiam-se dos monges pelo seu estilo de vida pobre e itinerante; porém necessitavam de uma preparação bíblica e teológica adequada para este ministério.

Um fato que chamou a atenção foi a decisão tomada por eles de não querer saber de nenhum contato com a hierarquia eclesiástica.

Quando o sacerdote espanhol Domingos de Gusmão conheceu de perto tais movimentos religiosos, ao sul da França, empenhou-se em combatê-los, não com armas e sim com a pregação da Palavra de Deus, tendo se empenhado em estudar profundamente a Bíblia antes de decidir abraçar a missão.

Narrada através de textos breves, mas enriquecidos com detalhes, a vida de São Domingos de Gusmão aguça a imaginação do leitor e leva-o a questionar-se com relação a certos valores presentes na sociedade: pobreza, fé, caridade e dedicação ao próximo.

Despojando-se de tudo o que tinha em benefício dos necessitados, abraçou a pobreza voluntário e saiu pelo mundo levando a Palavra de Deus.

Enfrentou obstáculos, mas nada o impediu de prosseguir.

Fundador da Ordem dos Pregadores (OP), faleceu aos 51 anos deixando um grande exemplo de vida a ser seguido.

Ordem dos Pregadores (OP)
Silêncio, humildade, oração, serviço e doação foram, além do amor a Deus e à Eucaristia, os pilares que levaram São Domingos de Gusmão fundar a Ordem dos Pregadores em 1215, na França. No mundo hoje são quase trinta e cinco mil freiras e cerca de sete mil frades seguindo os passos do fundador. Mantendo-se fiel ao seu fundador, a ordem dominicana impõe que cada um de seus seguidores viva em absoluta pobreza, sobrevivendo mediante a caridade dos fiéis. No Brasil, a “família dominicana”, como é chamada, chegou em 1881; são catorze comunidades instaladas no território nacional – dentre elas, doze congregações de religiosas que atuam em escolas, hospitais, asilos…

Ficha técnica:

NAS PEGADAS DE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
Autora: Ir. Maria Izabel Coenca, op (org.)
Copyright: Palavra & Prece Editora
Formato: 14 x 21 x 0,9 cm
Número de páginas: 192
ISBN: 978-85-7763-066-0
Cód. de barras: 9788577630660

Já leu este livro? Então deixe o seu depoimento.