Catálogo

Indisponível

Curiosidades indígenas na cultura do Brasil

A partir de 1500, quando da descoberta do Brasil pelos portugueses, o tupinambá idioma falado no litoral brasileiro, da família (tupi-guarani) começou a ser estudado pelos jesuítas e, assim passou a fazer parte das raízes da Língua Portuguesa.

Em 1757, a utilização do tupi foi proibida por uma Provisão Real. Tal medida foi possível porque, a essa altura, o tupi já estava sendo suplantado pelo português, em virtude da chegada de muitos imigrantes da metrópole. Com a expulsão dos jesuítas em 1759, o português fixou-se definitivamente como o idioma do Brasil. Das línguas indígenas, o português herdou palavras ligadas à flora e à fauna (abacaxi, mandioca, caju, tatu, piranha), bem como nomes próprios e geográficos.

Segundo a rubrica linguística do Dicionário de Língua Portuguesa Houaiss, o tupi-guarani, com a maior distribuição geográfica no Brasil, estendendo-se por 13 estados e compreendendo cerca de 20 línguas vivas, com pequena diferenciação interna. Também está em uso nos seguintes países: Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Buscando mais informações e conhecimento sobre a língua, o autor preparou um detalhado e paciente estudo sobre termos de origem indígena, realizado ao longo de vários anos, resultando nesta obra literária com cerca de três mil vocábulos.

Um dos principais destaques do livro é a definição do nome de alguns municípios, originários da língua dos primeiros habitantes do Brasil.

De arara a Atibaia e Tocantins, as curiosidades são levadas ao leitor que, dentre as palavras dispostas de A a Z, encontrará muitas bastante usadas no dia-a-dia, como tucano, goiaba, cipó, pirarucu e jacarandá.

Resgata a força da palavra indígena que ficará para sempre guardada no papel.

 

Sobre o autor:

Padre João Roque Lorenzato nasceu no dia 16 de agosto de 1927, no município de Guaporé (RS). Cursou o ginásio no seminário dos Padres da Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos (“Carlistas”), em sua cidade natal. Após o noviciado em Nova Bassano, no ano de 1947 cursou o Liceu (nome dado ao segundo grau ou ensino profissionalizante), a Filosofia e a Teologia. Foi ordenado sacerdote em 23 de dezembro de 1956, em São Luís Gonzaga da Casca (RS). Destinado sucessivamente a exercer seu precioso apostolado em várias Missões Carlistas que atendem aos migrantes em suas necessidades espirituais e materiais e que se dispersam em diversos estados brasileiros, também ocupou posições como de Vicário Provincial e Administrador Provincial. Atualmente ele reside na Igreja Santo Antônio, da Praça do Patriarca, no centro da capital paulista, onde se esmera no aconselhamento dos fiéis que acorrem àquele santuário.

Ficha técnica:

CURIOSIDADES NO VOCABULÁRIO INDÍGENA NA CULTURA DO BRASIL
Autor: Pe. João Roque Lorenzatto
Copyright: Palavra & Prece Editora
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 172
ISBN: 978-85-7763-031-8
Cód. de barras: 9788577630318

Já leu este livro? Então deixe o seu depoimento.